Bem Vindo - Namastê - Welcome - Bienvenido - Benvenuto - Accueil - Wilkommen - Bonvenon - 欢迎 - 歓迎 - Kaabo!

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Projeto Nutrição Leve e Alegre ( Ação realizada com a equipe do Distrito Sanitário de Pau da Lima - Salvador-BA)



Sobre a proposta da ação...

    Atualmente os temas nutrição e alimentação estão em pauta nas rodas de bate papo e em todas as redes sociais, 
com o acesso livre a estas informações através de diversos veículos, as falas sobre o assunto estão cada vez mais frequentes, a ciência por sua vez também está em uma constante busca por explicar várias questões ao consumo de diversos alimentos, e o impacto na saúde e o controle do peso. 
Mesmo com tantas informações e modelos que prometem resolver a vida das pessoas que estão fora do padrão massificado de eutrofia, nunca foi tão alto os números de pessoas que perdem a saúde tentando encontrar-la, bem como a persistência da visão restrita e dicotômica do “saudável” e “não saudável”, dos alimentos “bons"  e  "ruins”, onde o prazer de comer é associado a culpa, e restrição.

   Pensando nestas questões, buscamos como base estruturante para proposta deste trabalho, as abordagens da Nutrição Comportamental, Educação Nutricional, os modos de orgânicos e intuitivos de comer, padronização de imagem e auto imagem corporal,  Com intuito de sensibilizar o individuo a ampliar sua visão para além de uma nutrição restritiva, culpabilizadora, elitizada, baseada em modismos e padrões,
que tem a saúde como justificativa para adoção de condutas radicais e excludentes, que tem como foco principal a imagem.
Estudos e pesquisas têm evidenciado que este contexto não promove a mudança de comportamento e não torna as pessoas mais saudáveis - pelo contrário, os índices de doenças crônicas não transmissíveis, transtornos alimentares e obesidade não param de crescer.



O objetivo...

Incentivar os profissionais de saúde, e a população em geral,  a discutir, entender e pensar na nutrição como potencia benigna e promotora de saúde integral, 
Foi realizada intervenções na sala de reuniões para que a proposta fosse gentilmente acolhida, utilizamos imagens para impulsionar as reflexões sobre: o comer e suas múltiplas questões, imagem pessoal, você tem fome de quê, modismos alimentares, corpo, desejos e necessidades, e deixamos os participantes livres para colocarem suas demandas pessoais, quelando todo brainstorming proporcionado pela roda de dialogo com um exercício meditativo, depois de finalizar a experiencia foi aplicado um questionário individual para saber o impacto da vivencia, e foi muito enriquecedor para todos os envolvidos...

Conclusão...



Percebemos o quanto é importante trabalhar a base dos profissionais com um olhar sensível aos seus processos, acolhendo de forma amorosa as suas inquietações, para à partir daí levantar questões coletivas que, precisam de uma capacidade que vá além dos protocolos e programas técnicos, é preciso dar voz e provocar discussões que ampliem a forma de pensar sobre assuntos tão comuns, fazendo que o seu olhar para si e para o outro seja mais empático, livre de pré julgamentos e das banalizações do sentir, bem como muito mais afetivo e efetivo, sob o ponto de vista em ser um agente fundamental nos processos de promoção a saúde.

Apenas se sentindo cuidado, e tendo suas próprias perguntas 

respondidas de forma digna e efetiva, o cuidador será um excelente 
multiplicador da proposta de saúde integral.



Toda gratidão aos membros das equipes do Distrito Sanitário de Pau da Lima, que nos receberam com toda gentileza, e em especial a 
Nut. Distrital Rita Alcântara por todo aprendizado e acolhimento e a 
Profa. Cláudia Montal pelo incentivo fundamental, e as minhas amigas, as  Nut. Adriana Braga e Nut. Paloma Mota, que com toda generosidade e delicadeza aceitaram o desafio proposto, e foram forças fundamentais para todo processo. Juntas até o fim..






"Os alimentos" concentram em si uma infinidade de sistemas e energias que,  vão muto além da nossa limitada visão quantitativa e qualitativa sobre ele, assim como "o comer", que é cultural, social, espiritual, emocional, sensual, amoroso, orgânico e livre em sua essência natural,  isso vai muito além das boas práticas da alimentação e nutrição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário