Bem Vindo - Namastê - Welcome - Bienvenido - Benvenuto - Accueil - Wilkommen - Bonvenon - 欢迎 - 歓迎 - Kaabo!

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Curso de Extensão em Fitoterapia UFBA



O Curso de Extensão Plantas Medicinais, Fitoterapia e Outras Práticas Integrativas e Complementares (PICS), visa atualizar conteúdos de ensino e prática clínica em plantas, medicinais, fitoterapia, medicina ayurvédica, medicina chinesa, de acordo com as orientações do ministério da saúde e diretoria de atenção básica visando divulgar o uso consciente e seguro de plantas medicinais e fitoterápicos e a aplicação otimizada de outras práticas, conforme a Portaria n.º 849/2017. O curso ministrado por convidados e pela equipe do Programa de Extensão Permanente Farmácia da Terra (FACFAR/UFBA), Siatex nº 1483, com 18 anos de experiência extensionista junto à comunidade acadêmica e população em geral. Esse curso será teórico-prático com 60h, incluindo noções de prescrição, oficinas de preparações extemporâneas e cultivo de espécies medicinais. Pretende-se envolver os participantes em atividades fundamentadas nos princípios das PICS numa abordagem multidisciplinar.



Com coordenação da nossa Sra. das Ervas, Profa.Dra.Mara Zélia e seu coração acolhedor, e uma equipe de alta compentencia e sensibilidade sobre o tema, o curso foi muito fértil e enriquecedor, trouxe questões técnicas e práticas fundamentais a dar sustentação para florescer dentro da proposta de trabalho com as joias verdes e toda vida que trazem, com todo amor, ética e segurança necessários a cuidar da saúde.




Com uma turma diversificada, que, enriqueceu ainda mais todo processo, pois cada experiencia vinha carregada de informações preciosas para compreendermos como este saber se dá e como é amplo.

Sem falar da fantástica experiencia sensorial proporcionada pela farmácia viva, com tantas cores, cheiros e histórias que cada individuo do reino vegetal tem a compartilhar. 















Cidreirinha, cidreirinha 
andei pedindo paz,
subi, desci
até que recebi uma milagrosa xicrinha
tomei e acalmei
encontrei a fonte de paz,
em sua seiva verdinha!








Foi uma experiência especial, onde conexões lindas e afetuosas aconteceram, toda gratidão 
a cada um dos envolvidos em todo processo.





E o caminho segue... Sempre que a mata me chamar... 
Eu vou! Com a mente aberta, o corpo 
entregue e o coração cheio de gratidão e amor!



Luedji Luna - Banho de Folhas