Bem Vindo - Namastê - Welcome - Bienvenido - Benvenuto - Accueil - Wilkommen - Bonvenon - 欢迎 - 歓迎 - Kaabo!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Caros amigos,
Eu quero falar sobre um mal que insistimos em alimentar. Este grande mal é a magoa, a crueldade, e o rancor. Passamos uma importante parte de nossa preciosa vida alimentando estes sentimentos, remoemos pensamentos inebriados pelo orgulho fitando nossa seletiva e imediatista percepção nas razões e nos motivos que nos levaram a desenvolvê-los e nas razões para continuarmos a cultivá-los e neste ciclo vicioso ainda contamos com a ajuda daquelas pessoas que sofrem do mesmo mal portanto sabem com ninguém insuflar estes pesados grilhões que maltratam principalmente quem os sentem amargando sua vida e lhe privando do prazer de viver e se envolver. Amigos se tiverem algo a resolver não fiquem parados resolvam e se libertem desta triste prisão. Sua vida é preciosa demais e sua energia tem que circular, pois enquanto há um coração pulsante em nosso peito há sempre amor para dar e receber, há motivos suficientes para perdoar e a partir do perdão novamente renascer e se deliciar no prazer de viver. Enfrente, resolva e perdoe aqueles com quem tiveres alguma pendência emocional. Quantas pessoas que se amam vivem sem gozar da companhia uma da outra simplesmente porque não teve coragem de enfrentar.
Há uma Lenda Oriental que conta que: 
Um velho monge já cansado e se preparando para o seu merecido descanso começou a procurar um discípulo que pudesse assumir o seu lugar no monastério onde era o responsável, então depois de muito pensar na forma ideal de fazer esta escolha fez uma grande reunião e disse aos jovens monges que naquele dia lançaria um desafio e aquele que o resolvesse seria então o responsável pelo cargo de grande responsabilidade. Então imediatamente os monges começaram a almejar o cargo e mostrar suas habilidades para ocupar tão importante função, assim o sábio monge se dirigiu ao centro da reunião, pegou uma mesa e colocou um vaso de rara beleza e inestimável valor e disse eis aqui o problema... E todos os monges se calaram e passaram a observar o que poderia de haver de errado com algo tão belo e valioso e este questionamento ia ficando cada vez mais complexo: seria o lugar onde ele estava? Seria algo que estava dentro? Ou algo que precisava ser colocado para fora? Enfim e o tempo passava... E o Monge calmamente só observava. Eis que surgiu um Jovem monge se aproximou do vaso sacou sua espada e o destruiu por completo... E neste momento um terrível silencio se fez no monastério, então o velho monge anunciou: Tu agora és o Novo responsável pelo Monastério, então os outros monges começaram a questionar como poderia ele ser o novo responsável se ele havia destruído algo tão precioso.
E o sábio monge disse perdemos muito tempo com analises vazias e equivocadas sobre os problemas que enfrentamos em nossas vidas, e não importa a beleza o valor ou o tempo se é um problema ele deve ser resolvido e não guardado.

“ ENTÃO AMIGOS QUE NESTE MOMENTO A FORÇA ESTEJA COM VOCÊS!”
Liberte-se! 

A Importância da Musica em Nossa Vida.

Pouco prestamos atenção nisso, mas estamos expostos a uma infinidade de sons, e na maioria das vezes estes sons que ouvimos diariamente não nos agrada ou nos promove alguma reação positiva. Os sons são tão importantes e fazem parte da nossa vida de forma física e ambiental, temos os sons do nosso corpo que é a sinfonia dos nossos órgãos internos principalmente do nosso coração que muito se assemelha a uma percussão, temos os sons da natureza como: das águas, pássaros, do vento, da mata e dos animais com suas ecléticas melodias e temos também os instrumentos musicais e os dons vocais daqueles que cantam e encantam, enfim existe uma infinidade de sons e ritmos que estimulam o movimento ou uma relaxante e reflexiva pausa, há as melodias saudosas, apaixonadas ou aquelas que nos ajudam simplesmente a soltar o grito que estava preso na garganta.
Porque será que ao ouvirmos um samba sem perceber estamos nos movimentando? Ou quando toca aquela valsa começamos a sonhar? Ou quando ouvimos aquela letra que fala por nós sentimos a necessidade de cantar? Ou então em forma de orações cantamos para que nossas suplicas possam com a melodia de forma mais rápida e eloqüente a Deus alcançar.
Sim a musica é viva! faz parte da nossa cultura, acalma o nosso coração esta dentro e em torno de nós.
A musica remete a vida, é envolvente, é uma celebração a vida aos amores e amizades, é calma e dançante serve para louvar aos céus, estimular  o movimento do corpo ou simplesmente sublimar a leveza da alma.
Busque este momento musical cante, dance, ouça, contemple ou com musica de veludo apaixonadamente ame...

“TRAGA A MUSICA PARA SUA VIDA!”

Como Aplicar a musicoterapia em uma ambiente.

A musica é realmente um presente divino e se aplica muito bem, em qualquer ambiente, a dica é escolher o ritmo certo para cada local adequando o som ao objetivo principal a ser alcançado.

Como por exemplo um refeitório: Deve-se colocar um ritmo tranqüilo com introduções de percussão suave, pois assim acalma a mente que no meio do dia está muito agitada e deixa o corpo familiarizado com os toques que remetem a cadência do coração e dos ritmos internos estimulando a digestão e trazendo a tranqüilidade e concentração necessárias na hora das refeições.

Musicas em ambientes de recuperação (hospitalar): Melodias com sons da natureza, intercalados com musicas de letras alegres e motivadoras e principalmente que sejam bem compreensíveis para que se possa acompanhar a letra e até cantar, pois quem canta literalmente seus males espanta, é valido colocar musicas religiosas mais daquelas bem neutras e não tanto profundas ou chorosas, para não provocar comoção demasiada o que pode remeter a uma tristeza e até depressão, mas as alegres que falem de vida amor esperança.

Para ambientes de aprendizado, administrativos e de reuniões: é interessante musicas eruditas orquestradas e também as instrumentais, pois as notas estimulam varias partes do cérebro melhorando a concentração e a memória.


Em ambientes de descompressão ( para relaxar e confraternizar ): Sons da natureza, alternados com as musicas favoritas dos usuários do espaço (deve-se fazer uma coleta de informações sobre suas musicas favoritas que os fazem se bem, para então elaborar uma seleção), pois desta forma eles vão realmente se sentir acolhidos e familiarizados com os sons o que resultará num bem estar equilibrado e numa maior produtividade e motivação.

Em ambientes de repouso (quartos ou na hora de dormir): Sons instrumentais com ênfase no piano, instrumentos de sopro e sons da
natureza bem suaves.

Em ambientes para realização de atividades: Musicas enérgicas em vários ritmos como samba, pop rock e etc... que façam o corpo despertar o movimento e soltar a voz. Com letras alegres e descontraídas que permeie por variados gêneros para que todos se sintam presenteados.

Dicas Úteis na utilização da musica como terapia:
1.    Esteja atento a adequar o volume: a hora do dia; ao ambiente; ao objetivo a ser alcançado; a faixa etária e a atividade.


2.    Antes de aplicar a musica no ambiente converse com as pessoas que serão alcançadas pelo projeto e explique o motivo pelo qual este projeto será aplicado, qual a finalidade e o objetivo a ser alcançado.




3.    Faça uma entrevista previa com as pessoas circulantes no ambiente onde vai aplicar a musica para fazer uma seleção bem democrática. (pois ouvir sons que não gosta gera um desconforto muito grande e o efeito pode ser negativo, enquanto em meio a uma seleção aceitável ouvir de repente a sua musica favorita soa como um presente do céu.)

4.    Acompanhe todo o processo e colete informações sobre as reações das pessoas com a aplicação da musica no ambiente tipo: como estão se sentindo com a musica, se houve algum fato especial; o que acha da seleção etc... ( esta coleta de informação é preciosa pois irá norteando as inovações e os próximos passos para ampliar cada vez mais o projeto)

 
“ Agora é só deixar o som rolar e envolver  a todos com sua vibração!”

MELHORE SEU AMBIENTE DE TRABALHO E MELHORE SEU DESEMPENHO


O ambiente de trabalho costuma ser o principal foco do estresse, mas existem algumas medidas que podem ser tomadas na tentativa de impedir que seu ambiente de trabalho transforme-se em um sacrifício. Para você encarar o ambiente de trabalho com mais prazer, selecionamos algumas sugestões capazes de te fazer relaxar, esfriar a cabeça, resolver conflitos e tornar seu ambiente profissional mais agradável.
1.     Procure o equilíbrio em tudo que faz – O maior problema é o excesso ou a escassez em qualquer que seja a ação, exemplo: conversar, comer, reclamar e etc... Assim se você buscar ter mais equilíbrio em suas ações, terá maior domínio e desfrutará sem culpas  e sem precisar tomar medidas extremas no seu ambiente de trabalho.
2.    Mude de ares - Passeie por outros setores conheça um pouco mais sobre os colegas que trabalham neles e busque se atualizar sobre o que acontece na empresa é muito comum você trabalhar anos em uma empresa e não conhecer os outros setores e outros colegas além do seu setor. É muito importante conhecer bem a empresa onde trabalhamos, isso nos dá mais segurança.
3.     Respire e Beba água ! Valorize a sua respiração, procure um lugar calmo onde você possa ir de vez em quando para respirar ou apenas ficar em silencio e beber um copo de água ( pelo menos 1 copo de 100ml a cada 2 horas). Assim você vai diminuir a sensação de fadiga e ansiedade, além de cuidar da sua saúde principalmente se você trabalha em um lugar fechado, em frente a maquinas, barulho e com ar condicionado você vai perceber que terá menos vontade de comer doces, de fumar ou de roer unhas, diminuirá seu nível de estresse e irritabilidade e certamente irá melhorar seu desempenho e sua energia.
4.    Respeite o fundamental - Não despreze suas necessidades básicas. Alimente-se bem de forma responsável e nos horários corretos, respeite as necessidades fisiológicas do seu corpo, faça exercícios de alongamento, respire ar fresco, descanse, durma cedo. Não deixe o trabalho determinar essas coisas.  Garanta espaço para suas necessidades essenciais mesmo no cronograma mais apertado isso garante um melhor desempenho em qualquer atividade.
5.    Deixe as farpas de lado - Da próxima vez que você estiver irritado com algo, largue tudo e dê uma volta jogue água fria no rosto, tome um suco, respire fundo algumas vezes. Depois volte e só então resolva, tire as farpas e as palavras duras, lembre-se que quem perde o controle acaba perdendo a razão e o ambiente de trabalho não é o melhor lugar para hostilidades.
6.    Renove-se - O ser humano está sempre se renovando. Dorme para se recuperar; come para ter mais energia, perde células todos os dias para dar espaço às novas. Siga o exemplo do seu corpo e renove-se. Jogue fora o que é desnecessário, tente terminar os serviços acumulados (faça um caderno de roteiros diários e siga a risca ), se informe e abra-se  novas possibilidades. Pense em algo que você gostaria de participar e arrume um jeito de realizar isso.
7.    Seja compreensivo, quando for criticado ou tiver que criticar - Da próxima vez que você ouvir um comentário ou uma crítica sobre sue trabalho, leve em conta estes pontos:
a)    Não é fácil dizer a uma pessoa o que você achou do trabalho dela. Quem faz um comentário ou uma crítica por vezes está mais tenso do que quem as ouve.
b)   Se ninguém comentasse nada, não saberíamos em que mudar. As críticas são uma importante oportunidade de crescimento.
c)    Lembre-se das críticas que já fizeram a seu respeito e reconheça as que tiveram um importante valor para o seu crescimento.
d)    Não se prenda apenas aos fatores que acha negativo e tente ver a parte positiva percebendo em que pontos você e a pessoa que fez o comentário ou a crítica concordam.
e)    E Reflita que nem todos fazem críticas por maldade ou só para julgar. Alguns fazem isso porque se importam com você. Se não se importassem, deixariam você continuar errando.
8.    Reorganize-se - Você consegue reorganizar o seu espaço no escritório? Às vezes, apenas mudar as pastas de lugar, melhorar a organização, arrastar a mesa para o outro lado ou mudar a disposição dos quadros pode fazer uma grande diferença. Que tal trazer quadros, fotos, obras de arte, lembranças e até música! Sem exageros! Para não virar uma bagunça. E se nada disso for permitido, veja o que é possível fazer para deixar com sua cara o seu local de trabalho, mesmo que precise deixar seus objetos pessoais escondidos numa gaveta ou carregá-los com você todos os dias, este simples gesto ajudará você a se sentir mais acolhido no ambiente de trabalho. 

 
" Otimize o ambiente profissional e tenha mais prazer em sua vida!"

O OTIMISMO E O SEU PODER TRANSFORMADOR

O OTIMISMO
E O SEU PODER TRANSFORMADOR

Falar sobre o otimismo em si, não é muito fácil. Pois se quando nós apenas recomendássemos para uma pessoa ser otimista fosse o suficiente para que ela mudasse a sua vida isso seria formidável ! mas ainda não é deste jeito mas sim com uma investigação em torno do nosso comportamento pessoal, e a partir desta analise estimular as forças positivas existentes no interior de cada um de nós. E isso pode ser um processo rápido ou um pouco mais lento depende da forma e da intensidade que a pessoa encara as situações da vida cotidiana. Mas o mais importante é que não é impossível de se alcançar este tão almejado estado de satisfação.
Mas é ótimo e estimulador saber que a disposição de encarar os fatos visualizando o lado positivo não depende só de um talento inato. Você também pode aprender a ser mais otimista e virar o jogo a seu favor isso é mais fácil do se imagina e só precisamos de iniciativa e de uma vontade muito forte de ficar bem.

O  otimista nato e o Otimista em potencial  O otimismo não é necessariamente um dom. E isso é uma boa noticia já que não é uma sorte    restrita a poucos. Embora alguns privilegiados venham ao mundo com maior predisposição para desenvolve-lo, todos podem chegar lá até os mais pessimistas, ou seja todos nós somos otimistas em potencial. 

Os otimistas natos: são pessoas que tem a sua essência positiva naturalmente aflorada, e sempre estão abertas a mudanças, não se intimidam com os imprevistos ou obstáculos, que procuram manter o seu estado de humor sempre em alta, conservam uma grande jovialidade mental que se reflete no físico, buscam conhecer bem seus limites e os seus valores, não tem medo de arriscar pois já iniciam um novo projeto cheio de energia positiva e com muita motivação que acaba criando uma atmosfera contagiante de sucesso, sabe se comunicar bem estando em qualquer ambiente, tem uma alta estima bem resolvida, usa as experiências pessoais como aprendizado e estando diante de uma dificuldade buscam a solução ao invés de se lamentar e assim tem sempre as melhores chances de se dar bem na vida. Estar ao lado de pessoas assim é um grande estimulo positivo pois alem de terem este ideal positivo aflorado elas sabem muito bem estimular positivamente os que estão ao seu lado ampliando a sua visão pessoal diante do mundo. 

Os futuros otimistas: estes ainda não descobriram a sua essência positiva interior e por conta disso são pessoas que em geral tem dificuldade de comunicação, desistem facilmente dos seus objetivos dando lugar ao comodismo momentâneo, tem um estado de humor oscilante, usa as experiências pessoais para avalizar previsões trágicas, tem baixa alto estima, não se sente capaz de ser um agente de mudança positiva em sua vida e estão sempre procurando culpados para tudo que acontece em torno de si, como um atraso, uma crise de mau humor, uma dor de cabeça, uma preocupação excessiva ou desnecessária, aparentam ter sempre uma idade superior a sua idade cronológica pela postura limitada que geralmente assumem, se lamentam constantemente em relação a tudo e a todos e super valorizam os seus problemas. Estar do lado de pessoas assim na maioria das vezes pode ser um martírio pois quando elas não sabem filtrar o seu desencanto pessoal acaba influenciando negativamente a vida dos que estão a sua volta. 
Os tratamentos terapêuticos podem ajudar a esta pessoa a despertar o seu otimismo interior e ajuda-la a desenvolver um novo olhar para a vida o tratamento terapêutico é uma ótima alternativa para dar suporte a esta tão importante mudança mas nem sempre é necessário um tratamento terapêutico para dar inicio a esta transformadora mudança. Às vezes um forte acontecimento pessoal, um livro, uma frase, uma pessoa, uma perda , enfim, algum outro fator que nos desperta subitamente e nós atentamos para a forma que estamos encarando a nossa vida e que ela acaba! e ai?? como estamos contribuindo para que ela seja mais prazerosa e melhor ?. Vejamos o exemplo de uma pessoa que sobreviveu a um grave acidente teve a graça de ser tocada sobre o real sentido da sua vida e passa então a  valorizar pequenas coisas como tomar um banho, saborear uma fruta, vislumbrar a exuberância da natureza, enfim, descobre que a nossa vida tem muitos sentidos e que pouco atentamos para eles. Os motivos e as intensidades de cada um são muito pessoais e distintos, mas são exemplos constantes de que podemos encarar a vida com mais otimismo e motivação.

O otimismo e os benefícios orgânicos – emocinais – mentais 
Os cientistas da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos e professores e Coordenadores da  Unidade de Medicina Comportamental da Universidade Federal de São Paulo, que há anos se dedicam a pesquisas na área Afirmam que os otimistas tendem a se sair melhor na vida pois se você aposta no seu sucesso, e organicamente você fortalece o sistema imunológico e assim, fica menos sujeito a gripes, infecções,  problemas digestivos, problemas de pele e sem contar que a alto-estima fica lá em cima.
Isso tudo é maravilhoso a comprovação cientifica para os benefícios de um bom estado de satisfação pessoal. Mas e aquelas pessoas que tem tendência a ver a coisa pelo lado negativo que se acostumaram a olhar tudo pela lente do desencanto, com previsões trágicas para qualquer situação ou projeto e que ainda costumam afirmar que são apenas realistas e não pessimistas acusando os otimistas de ingênuos, cegos e inexperientes. Pessoas com o pessimismo freqüente na maioria das vezes dissimulam o comodismo pois muitas pessoas que não vêem saída nas situações que sofrem ao longo da vida querem é uma forma de fugir do empenho necessário a realização e em outras vezes elas escondem o medo de fracassar então buscam a solução mais cômoda para resolver as suas insatisfações pessoais. 

Como fica o organismo das pessoas que ainda não despertaram o seu ideal otimista ? Bem na maioria das vezes tem o sistema imunológico baixo, desenvolve processos alérgicos com facilidade, tem uma frieza as vezes até involuntária na hora de trocar afeto, sofrem com dores constantes de cabeça no corpo etc. e tem uma alto estima lá em baixo o que dificulta ainda mais seu estado de humor e satisfação pessoal. 
O que fazer diante disso??? Bem o melhor é investigar as causas deste estado de ânimo, e procurar compreender que temos toda capacidade de mudar para melhor e assim assumir a responsabilidade pela nossa própria existência entre perdas e ganhos e então  ir a luta mudando o que não nos agrada e deixando de fora as lamentações constantes sobre fatores externos que estão fora de nosso controle e só nos puxam cada vez mais para baixo. Os otimistas não são ingênuos, cegos ou inexperientes  mas sim sabem extrair o melhor de qualquer situação e se adaptar a ela com naturalidade e disposição como por exemplo aproveitar um sábado frio e chuvoso em casa num clima descontraído e quente com os amigos ou seja ele não coloca a sua realização, satisfação e seu prazer pessoal nas mãos da meteorologia ou de qualquer outro fator, ele age em busca deles, e assim acontece em todos aspectos da vida seja profissional, pessoal ou afetiva. Às vezes o destino providencia um chacoalhão  que nos impõe a uma mudança brusca e é nessa hora que uma visão otimista nos impulsionará para cima ou seja para a superação e o sucesso.  

A busca e a conquista do otimismo

Para conquistarmos o potencial otimista a primeira coisa que de temos que fazer é rever as nossas crenças pessoais e passar a confiar na nossa capacidade pessoal de vencer obstáculos e  enfrentar nossos medos e frustrações. Pois uma convicção otimista consiste em ao estar diante de um problema ou de um revés inesperado de alguma situação da vida de uma forma geral, os otimistas não se intimidam nem esmorecem com a situação eles analisam extraem a melhor lição e se propõem a buscar novas chances de sucesso. Já os pessimistas costumam centralizar os problemas neles e na sua incapacidade de superar. Neste caso precisamos mudar a percepção de nós mesmos e do mundo, já que o otimismo é a ferramenta fundamental da realização pessoal. Pois a energia que desperdiçamos quando nos deixamos envolver numa atmosfera pessimista é inexoravelmente nociva e cria um circulo vicioso que tende a aumentar com o tempo propiciando um clima derrotista e negativo. Então cabe a nós adotar uma postura diferente diante da vida e diante de nós mesmos buscando forças para melhorar a sintonia da energia a nossa volta , pois a vida é composta de ciclos e nós iniciamos vários ciclos no decorrer da nossa existência e se começamos um ciclo já vibrando em sintonia positiva as chances de sucesso serão potencializadas e a nossa satisfação vai ser garantida, então devemos pensar bem  nisso antes de professar algo em torno de nós mesmos e do ambiente em que vivemos. Esta em nossas mãos o poder de melhorar a nossa vida e encher de alegria o ambiente a nossa volta. Pois qualquer ação gera um reação então se temos uma ação positiva diante da vida e das pessoas que nos cercam isso retornará para nós mesmos.
Então vale tudo para atrair uma sintonia de otimismo para a sua vida, como andar com pessoas positivas, copiar frases de otimismo e força e colocar em locais que você possa ver todos os dias, ler um livro que fale de otimismo, assistir a um filme que expresse o poder do otimismo na superação de fatos na nossa vida, enfim, tudo que estiver relacionado ao tema servirá de suporte para despertar o potencial otimista dentro de você. E se você já é um otimista nato ou já esta nesta busca, maravilha! propague então o seu otimismo em todas as direções, indique os meios que você usa para estimular seu otimismo pessoal, um livro, um texto que você leu, uma musica, um filme, uma historia enfim seja qual for a ferramenta que você encontrou passe adiante e seja um agente multiplicador de otimismo a sua volta e o universo te agradece ! com um mundo bem melhor.

QUATRO  VERDADADES  QUE  VOCÊ  PRECISA  SABER  SOBRE O  OTIMISMO:

·         OTIMISMO é uma qualidade que pode sim ser adquirida e é muito fácil só depende de você.
·         TERAPIA, livros e experiências vitais são capazes de reverter à visão pessimista da vida. Mesmo a visão pessimista de longa data.
·         NUNCA AGREDITE EM PESSOAS DERROTISTAS: seu estado de ânimo é restrito a questões intimas e pessoais, não se estende ao panorama geral e muitas vezes é fruto de comodismo, medo de arriscar, frustrações  ou falta de autoconfiança.
·         O OTIMISTA NÃO É INGÊNUO OU INEXPERIENTE ele não ignora os problemas, apenas não se deixa intimidar e paralisar por eles, e age logo em busca da solução, em vez de super valorizar os problemas dão a eles a importância que tem valorizando muito mais a solução.

Vamos ver agora algumas dicas praticas que você pode fixar em um lugar visível para estimular diariamente o seu otimismo:


AS 10 LIÇÕES DE OURO PARA SER MAIS POSITIVO NA VIDA:
1.    PARE DE RECLAMAR da vida, das pessoas, do trabalho, da casa enfim de tudo e evite dar atenção as pessoas quem tem o mesmo habito. Mude de assunto.
2.    PEÇA E ACEITE AJUDA ao passar por um grande trauma ou uma grande dor. Ser positiva é diluir a queixa sistemática e assim compreender que mesmo o que não tem cura pode ter o sofrimento aliviado a partir de uma conduta positiva. E não renegar aos seus sofrimentos.
3.    RECUSE O LUGAR DE VITIMA DA VIDA. Este lugar só existe para quem se deixa colocar nele, e não imagine que tudo o que dá errado é contra você ou que você é a causa.
4.    QUANDO SE SENTIR PARA BAIXO,  em vez de ficar maquinando a situação e o passado, ocupe-se, mexa-se, busque a companhia de pessoas que coloquem você para cima, vá a algum lugar que sinta bem e faça algo que domine bem que tenha chances de dar certo mesmo que seja uma simples tarefa como arrumar as gavetas.
5.    NUNCA PERMITA QUE UM ABORRECIMENTO TRIVIAL te coloque para baixo e acabe com o seu dia inteiro, como o transito, um problema no trabalho, algo que deu errado, uma pane no micro coisas assim que não estamos livres, seja forte, mantenha a calma e busque isolar este acontecimento do resto dia.
6.    NÃO SE DÊ MUITA IMPORTANCIA tipo super valorizar seus problemas e seus motivos pessoais para um possível mau humor. Experimente rir de si mesmo, e se analisar como se estivesse de fora se colocando no lugar das pessoas que vão conviver com você!
7.    INTRODUZA UMA NOVIDADE AGRADAVEL NA SUA ROTINA DIÁRIA pode ser um sorvete, uma caminhada, ir uma sessão de cinema, uma musica, um bate papo com os amigos, um banho aromático, um banho de sol ou qualquer coisa que seja pratica e feita com prazer por você.
8.    SEJA TOLERANTE com as pessoas, com a vida, e com você. Evite usar as faltas alheias como justificativa para a falta de fé na humanidade já que toda regra tem uma exceção então não generalize.
9.    LEMBRE-SE O AMOR A AMIZADE E A SOLIDADARIEDADE RECARREGAM A PILHA DE QUALQUER UM então não fique só cobrando mas também ofereça.
10.  BUSQUE O HABITO DE CONTABILIZAR AS COISAS BOAS DO DIA ainda que seja algo corriqueiro como tomar um café com um colega, ou um momento de afeto com alguém, procure ter sempre este habito de dar valor às coisas boas que aconteceram no dia pois assim os sentimentos positivos preencherão a sua mente sem dar lugar ao pessimismo.
LEMBRE-SE SEMPRE DISSO:

 





             "Somente com o coração é que se pode ver com clareza, o essencial é invisível aos olhos. "  (Saint  Exupéry)