Bem Vindo - Namastê - Welcome - Bienvenido - Benvenuto - Accueil - Wilkommen - Bonvenon - 欢迎 - 歓迎 - Kaabo!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Está na hora de Curar este Coração Ferido!!!


Bom, para começar este Post, quero justificar porque ele foi produzido. 
Sempre tem alguém sofrendo por amor ou depois de tanto amar, e quando acaba um relacionamento a grande maioria das pessoas segue carregando por muito tempo dentro de si, e/ou para um novo relacionamento as bagagens negativas dos relacionamentos anteriores causando um endurecimento emocional que gera ainda mais conflitos ou um “serial lover” que segue reproduzindo seus amores antigos no atual.
E como não esvaziamos os nosso contêiner  emocional acabamos criando verdadeiros monstros que vão nos seguir em todas as relações, nos fazendo reproduzir situações das relações passadas e engrossar o coral de que amor rima com dor!
E isso vai se repetindo até o momento em que a gente encontre a força e a coragem necessárias para encarar a situação e a nossa fragilidade diante dela, nos permitindo então dissolver velhos bloqueios e conceitos desenvolvidos nestes períodos, para  desenvolvermos uma visão menos negativa, que influenciará em nossa saúde e equilíbrio emocional bem como no sucesso de relacionamentos futuros.
Assim para ajudar na dinâmica da superação deste fatídico processo, este post foi produzido. Para sinalizar que pode ser diferente

Bom, desta forma vou dividir com vocês aqui algumas opiniões desenvolvidas à partir de histórias pessoais que foram compartilhadas comigo e também da minha própria história.
Citarei aqui aspectos reais e atuais para ampliar a nossa visão e abrir uma reflexão mais profunda, que dará espaço a possibilidade de superação, sendo assim o verdadeiro pulo do gato para que você esteja sempre pronta(o)  a amar e se permitir ser amada(o).

PRIMEIRO PONTO E MAIS IMPORTANTE:
 - SE DÊ UM TEMPO PARA DIGERIR A SITUAÇÃO!


·         Para começar... Infelizmente não existe uma receita pronta para a cura de uma decepção amorosa, mas deixar que as coisas esfriem, que a sua cabeça e seu coração processem tudo com calma e sem pressão já é um bom começo. Pois quanto mais nos obrigamos a superar e esquecer o ser amado mais nos distanciamos efetivamente disso;

·         Pense que a pressão em esquecer a criatura irá desencadear outros sentimentos como: raiva, ansiedade, tensão, angustia, culpa por diversos fatores ( e acredite esta lista só cresce!), então acabamos vivenciando de novo as coisas ruins que passamos nos períodos que antecederam a crise ou ruptura, e sendo assim se torna um ciclo sem fim, onde ficamos inclusive com muita raiva de nós mesmos! Com pensamentos irados e malucos a nosso respeito tipo: “meu Deus como fui burra!” ou então “ Por que não terminei antes, eu sentia que não ia dar certo!” ou pior ainda quando começamos a fazer as deduções... E aja imaginação tipo: “ agora entendo tudo!?!?!” ENFIM QUE FIQUE CLARO: amor não tem manual!!! Só se ama no escuro mesmo!!!;


·         Evite comentar a situação com muitas pessoas principalmente as que não tenham afinidade com algum dos lados envolvidos, pois vão aproveitar para dizer que sabiam que não ia dar certo ou com aquelas que têm uma percepção amorosa totalmente distorcida que irão praguejar até a sua próxima geração, isso sem falar daquelas que são tipo rádio comunitária que irão espalhar a noticia aos quatro cantos da terra, neste momento o que menos se precisa é deste tipo de energia e da especulação de pessoas convenientes e superficiais.

·         É bom desabafar? Claro que é!!! Colocar o que nos faz mal para fora ajuda muito a ficar com o reservatório de raiva mais leve e vai ampliando nossa visão sobre os fatos, mas faça isso com as pessoas certas, então procure conversar com pessoas que te deem uma visão sensata e imparcial da historia e principalmente que sejam discretas, positivas e que você tenha certeza que amam você.

 
Sugestão:
No período inicial evite conversar com o envolvido(a), pois com os ânimos exaltados, a mente em desalinho e o coração sofrido as chances de um consenso são mínimas. E é aquela historia né, cada um vai querer defender seu ponto de vista, sua dor e o tamanho da sua entrega e o valor do seu amor, desta forma só acontecerá mais motivos para estresse e mágoas.
O ideal é dar espaço e tempo para que cada um processe do seu jeito, sem pressão e agonia. E aquela historinha de amizade instantânea pós amor é balela!!! Não dá certo mesmo!!!
É muita frieza agir como se nada tivesse acontecido ou acontecendo! Se esta for a situação, então é porque acabou a muito tempo ou nunca existiu e só agora alguma das partes se deu conta disso!!! Pois ver o outro vivendo sem você causa os mais diversos tipos de sentimento, menos o de “Best friend”!
As transições e ritos de passagem são necessárias para uma melhor preparação, digestão e aceitação de uma situação, através deste processo ocorrem os ajustes fundamentais para a reintegração em si de todas as projeções que colocou no outro.
Medidas drásticas e preventivas (de confusão) como: cortar relações nas redes sociais de modo geral e evitar encontrinhos, saidinhas e conversas no celular devem ser expressamente adotadas para permitir que esta transição ocorra em seu tempo sem pressão.



EM SEGUNDO LUGAR – SEJA MAIS INDULGENTE E COMPREENSIVA (o) CONSIGO MESMA (o):

 
É Fundamental que você tenha mais carinho e paciência consigo mesma(o), pois quando passamos por uma decepção amorosa ou uma ruptura muito forte a primeira coisa que fazemos é colocar uma mochila cheia de culpas em nossas costas.
ü  Agora não é hora de se mutilar, é hora de buscar se acolher e se perdoar! No geral ficamos com raiva de nós mesmos por termos nos submetido a viver aquilo, o que  é compreensível. Até porque na fase critica da relação costumamos agir de forma impulsiva e insensata promovendo palavras duras e as vezes até gestos, e com estes exageros nos exaltamos muito e depois que o sangue esfria percebemos que excedemos o limite do bom senso, aí meu bem bate aquela culpa!!! E é nesta hora que você deve fazer como faria com um amigo... Se colocar no colo e dizer calma você não queria que as coisas fossem assim, mas aconteceu!!! Se perdoa!!!  
ü  Este é o momento de começar a buscar uma visão real das coisas, se preparando para aceitar que cada um tem seu ponto de vista, pois como se diz o ditado: não importa quão delicada seja uma situação sempre haverá dois lados e por fim várias interpretações. Isso ajuda a não se frustrar com atitudes ou opiniões divergentes ao seu ponto de vista.

ü  Se prepare para possíveis surpresas que podem ocorrer no comportamento um do outro, pois devido a convivência você pode prever alguns passos dele, mas também as coisas podem acontecer de forma inesperada, e só sabemos as reais atitudes de uma pessoa na medida que as coisas vão acontecendo e a pessoa vai tendo que assumir as posturas diante de situações e fatos.

ü  Busque estar segura(o) de sua decisão e sustente-a uma vez que com a cabeça fria você decida. Reflita sobre tudo e coloque mesmo na balança. Entenda por exemplo se o que você sente pela pessoa poderá servir de sustentação para que você suporte as situações criticas a enfrentar para estar com ela.

ü  Esteja com o seu sensor de “auto-proteção” sempre ligado e preserve o seu equilíbrio e sua zona de apoio. Isso é muito importante!!! Por que quando estamos envolvidos e fissurados em uma relação a gente se coloca de lado, deixa literalmente de existir, vira uma sombra do outro para que as coisas fiquem bem, e isso acontece por que nós não conseguimos aceitar o fato de não estar mais dando certo. Relacionamento não se recicla e amor verdadeiro não se constrói em uma relação com um histórico cheio de passagens negativas. Estas coisas só nascem de forma natural.


EM TERCEIRO LUGAR:
 – PROCURE PENSAR NO ASPECTO POSITIVO DE TER VIVIDO MAIS ESTA EXPERIENCIA E TENTE EXTRAIR APENAS O MELHOR DISSO, E NÃO SÓ A PARTE NEGATIVA:

 
Passando a fase aguda, ou seja, depois de processar a situação e se sentir mais tranquila (o)  em relação a isso é hora de mudar a visão sobre a situação.
Em geral desenvolvemos uma percepção seletiva que na maioria das vezes é negativa sobre a relação, teremos então de substituir este padrão para que as coisas se tornem mais leves e superáveis e principalmente para que a gente não se torne um imã para atrair relacionamentos na mesma vibração. Pode até parecer difícil, mas garanto que não é impossível conseguir. Vamos lá:

·         Busque reviver em sua mente e em seu coração as coisas legais e alegres vivenciadas enquanto estavam juntos. Este será um ótimo combustível para transmutar a energia da relação e fixar em suas lembranças apenas o aprendizado evolutivo e as boas coisas vividas.
Pense que: se você selecionar apenas a parte negativa será um peso a mais na sua vida, pois mágoas só fazem mal a quem as carrega, mas se você conseguir ver pelo lado positivo FICA MUITO MAIS FÁCIL SUPERAR, então a faça com que a lembrança desta relação vá para o arquivo de coisas boas que você vivenciou e não para o mórbido museu das mágoas que vira e mexe estará sendo visitado POR VOCÊ, que trás de lá o sofrimento daquele momento que passou, atrapalhando seu presente e comprometendo assim um futuro.


ULTIMA FASE - A CURA!


Em primeiro lugar uma frase que eu escutava quando criança e carrego até hoje: “ o que não tem remédio, remediado está” ou seja tudo que pôde ser feito foi feito e agora não há mais nada a fazer! Agora só o tempo se encarregará de curar.
Assim temos a chance de fazer as coisas se tornarem mais leves e não devemos desperdiçar isso!!!  Vamos a cura então:

Primeiro, em se tratando de cura mesmo, existe um termo terapêutico chamado de crise de cura, esta crise de cura é marcada pela aparente piora do quadro quando se inicia o tratamento na fase aguda da manifestação dos sintomas. Colocando em português claro esta é aquela hora que você cai se machuca e você coloca um antisséptico que arde na alma ou na hora que você toma um remédio amargo que faz você inicialmente se sentir pior.
Numa relação afetiva que se finaliza acontece o mesmo, você escolhe a opção deixar se curar por si só com a lentidão e riscos de inflamações futuras, ou tratar de uma vez encarando os monstros e limpando o coração para que a cura seja efetiva.

E esta proposta de cura envolve:
·         Selecionar as qualidades da pessoa como imagem final é fundamental ( já falamos porque no terceiro lugar);
·         Deixar as bagagens da relação anterior lá no passado mesmo! E Nunca, mais nunca mesmo traga para uma nova relação;
·         Não se achar culpada(o) e nem colocar a culpa no outro, e buscar entender que independente que os dois aceitem ou não esta parcela é dividida;
·         Entender que nada acontece da mesma forma duas vezes, então quando você iniciar outro relacionamento ele será diferente deste, e as possíveis conexões entre os dois (o relacionamento passado e o atual) é de responsabilidade inteiramente sua;
·         Trabalhar o medo inicial de não encontrar outra pessoa, pois isso nos afasta ainda mais deste objetivo – lembre que você atrai energias compatíveis com a que você vibra, então nada de pensar que não vai encontrar ninguém!!! Ou que só atrai gente complicada!!! A pessoa certa chegará na hora certa e você estará preparada para isso se fizer a sua reforma interior e tirar os pensamentos negativos que distorcem a sua visão!!!;
·         Preserve a sua identidade, sua rotina e opinião desde o principio do relacionamento, por que depois não adianta dizer que abriu mão de tudo por causa da relação, pois a pessoa pode até ter sugestionado isso a você, mas a decisão final em aceitar foi sua, e não há nada pior do que encenar ser o que você não é, e mais dia menos dia a sua natureza vai cobrar a posse de sua individualidade e as frustrações vão aparecer, e então a renuncia por amor se tornará frustração e raiva. É maravilhoso amar e ser amado com liberdade e preservando sua própria identidade, desta forma ocorre um compartilhamento verdadeiro e não conveniente e superficial;
·         Busque sair com pessoas otimistas e expanda seu ciclo de amizades para desfrutar de momentos de lazer, faça viagens, vá a lugares diferentes e circule por aí, amplie o circulo de amizades, vá a novos lugares, abra espaço em sua vida para pessoas positivas, pois ficar parada se lamentando não adianta nada;
·         Não se apresse em tirar conclusões, em cobrar, criar expectativas, em solidificar a relação ou em tornar-se parte da rotina de um novo relacionamento, seja cautelosa(o) e deixe que as coisas transcorram naturalmente, vá analisando com calma e mantendo um diálogo leve e sensato em torno das atitudes e rumos da relação, para que aja um entendimento. E tome muito cuidado para não perder um amor bacana por conta de passos precipitados ou por trazer a bagagem do antigo amor;
.    Não fale do seu antigo relacionamento no relacionamento atual e muito menos para os seus amigos ou qualquer outra pessoa, tire o nome do seu ex e de tudo que envolve o seu ex do seu repertório;
.    Se você for do tipo que tem amnesia, surtos e descompensações gerados ou melhor ampliados pelo consumo de bebida alcoólica, evite beber ou beba apenas com quem você confia que irá te impedir de cometer imprudências desnecessárias, como ligar para o ex por exemplo; 
·         Procure se conhecer e definir o que você espera de uma relação, e saiba que a pessoa também terá o ponto de vista dela, e uma vez que cada um se conhece e sabe o que quer para sua vida afetiva  haverá então um consenso em saber  se é possível investir ou não na relação, pois em qualquer relação afetiva para que tenha harmonia as concessões equilibradas serão necessárias;
·         Preserve o romance e os atos de carinho e cuidado, coisas simples que reforçam no dia a dia a cumplicidade, observe as coisas que fazem os olhos da pessoa brilhar de alegria e em sabias dosagens 
     vá presenteando o seu amor com estes atos – lembre-se sem exagero! Se sufoca deixa de ser legal, pense que a diferença entre o veneno e o remédio está exatamente na dose administrada;
·         Desenvolva e preserve o prazer do dialogo sincero e construtivo, ele ajuda muito a conduzir de forma adequada qualquer relação;
·         Outra coisa importante, procure desfrutar dos momentos legais na hora em que eles acontecerem e não os perca por nada! Procure armazenar cada instante positivo vivido na mente e no coração, pois a real felicidade é composta de pequenos momentos e não de uma seqüência inteira e longa. Depois são estes pequenos e doces momentos que serão um forte suporte para enfrentar as adversidades que com certeza aparecerão;

·         Lembre-se que para conhecer alguém não existe tempo nem época programados, então sem neura né! As coisas vão acontecer em seu tempo certo e se você conserva o otimismo e a crença na possibilidade positiva de acontecer, sem pressão, mas é estando aberta(o)  aos sinais, que o universo conspirará a seu favor. 
 

·         Cuide de você! Cuide da sua saúde, do seu visual, do seu intelecto, enfim invista em você! Faça as pazes com você isso faz bem em todos os aspectos.

 


A cada relacionamento que vivemos vamos acumulando o aprendizado, que se não for devidamente trabalhado por nós mesmos, se tornará um bloqueio e uma sucessão de erros ou promoverá um amadurecimento que nos fará desenvolver relações possivelmente agradáveis de serem vividas, e assim que encontrar a CURA PARA O SEU CORAÇÃO você com certeza encontrará um pessoa legal que vai trazer momentos de alegrias e fazer de novo palpitar este coração.

Acima de tudo lembre-se que para que tenhamos relações saudáveis e positivas em nossa vida é fundamental que uma coisa fique bem clara QUE:
O PRIMEIRO AMOR QUE SE DEVE TER É O AMOR PRÓPRIO! ENTÃO LEVANTA DA CADEIRA E VAI SER FELIZ!!!





Um Vídeo que vale muito a pena ver! Uma performance maravilhosa e um texto atemporal:



Nenhum comentário:

Postar um comentário