Bem Vindo - Namastê - Welcome - Bienvenido - Benvenuto - Accueil - Wilkommen - Bonvenon - 欢迎 - 歓迎 - Kaabo!

sábado, 21 de janeiro de 2012

REIKI - UM TOQUE DE AMOR E CURA.


VAMOS CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE O REIKI

     Para começar sei que existem inúmeras informações sobre o que é e como age o reiki, algumas tem bases solidas e responsáveis, outras são puros devaneios de interpretação pela ótica pessoal e algumas outras mistificações.
    Quando apresento o Reiki para alguém tenho o cuidado ou melhor a cautela de pedir com muita delicadeza que a pessoa não se precipite em julgar olhando de forma superficial o que lhe é apresentado e principalmente que não faça conexões religiosas, filosóficas ou doutrinárias com o Reiki, pois não existem.
    Peço que simplesmente sinta o Reiki com respeito, pois sei que a partir deste caminho os benefícios do amor irão se apresentar naturalmente  e então finalmente a pessoa poderá de fato compreender como é e como age o Reiki, que é uma das mais puras e simples manifestações de humildade, respeito e amor.

O QUE É O REIKI:

    O REIKI em síntese é um Sistema redescoberto pelo Dr. Mikao Usui um japonês no século XIX e ficou conhecido como Sistema Usui de Cura Natural, foi difundido mundialmente pelo Dr. Chujiro Hayashi e por Hawayo Tacata ( que foi a responsável pela apresentação do Reiki no Ocidente). 
    A palavra REIKI é de origem japonesa e o seu ideograma  significa Energia Vital Universal ( REI: Vital Universal KI: Energia ).
    A energia vital universal é uma energia inerente em todo ser vivo é a energia que nos movimenta, os japoneses fazem treinamentos ao longo da vida ( Ki Gong ) para conseguir concentrar a sua energia vital a fim de desenvolver mais resistência e força vital e para transmitir para outro que esteja necessitando desta revitalização.
    No Reiki não há necessidade deste treinamento, nem de pré-requisitos especiais basta que você tenha vontade de auxiliar e que você faça o curso com um facilitador (mestre) habilitado no sistema que irá fazer de dar a orientação necessária para que você esteja apto a aplicar.
   Outro ponto importante no reiki é que você pode usar em si pois ele é auto aplicável, nos animais, plantas e em tudo que tem vida.

 COMO O REIKI ATUA:

      O Reiki atua harmonizando, revitalizando a energia do nosso corpo físico, mental, emocional, relaxando nossas tensões físicas e mentais . Favorece a expansão da consciência, buscando as causas das doenças, estimulando as forças curadoras inerentes em cada um de nós, trazendo  o equilíbrio e a cura holística.  
      O REIKI é aplicado com o toque suave das mãos em pontos específicos  do corpo chamados pela medicina oriental chinesa de meridianos relacionados aos sistemas orgânicos e energéticos, estimulando os órgãos vitais, as glândulas  e os centros energéticos vitais trazendo o equilíbrio orgânico e energético em todos os níveis .
      O Reiki não traz uma promessa de cura, mais sim uma Proposta efetiva de SAÙDE; Mental, Emocional e Física.





“IMPOSIÇÃO DAS MÃOS “ TOCAR O OUTRO ”

“ Seu destino está em suas mãos, conheça-se e faça o melhor que puder.”

“ Mão que doam, mãos que recebem, mãos que trabalham, mãos que acariciam, mão que batem, mãos que consolam, mãos que conduzem, mãos que organizam, mãos que ferem, mãos que curam, mãos que sobem ao céu em reverencia , mãos que descem a terra para trabalhar, mãos que se juntam em favor do próximo, enfim são tantas funções para nossas mãos que acontecem tão naturalmente que nem percebemos a importância e a beleza contida nos gestos e no uso de nossas mãos.”

     Podemos tocar o outro com carinho, com paixão, com raiva, e podemos tocar o outro como Jesus ao tocar os doentes, com  compaixão. Este é o toque do amor em que o divino dentro de  você toca o divino no outro.
Muitas pessoas sentem dificuldades em tocar ou serem tocadas. Resguardamos o toque em nosso corpo aos nossos íntimos, aos conhecidos, aos profissionais e, mais extensamente, ao social aperto de mãos .
    O Reiki usa de maneira muito eficaz os dutos energéticos de ligação entre o corpo, que aparentemente não possuem ligação.
Nas mãos estão localizados terminais nervosos extremamente sensíveis ligados ao cérebro, pro onde nosso sentido de tato se expressa. Quando fechamos os olhos e pegamos num objeto, sua imagem automaticamente vai se formando em nossa mente, como se as mãos fossem os olhos de nossa mente.
    O Reiki por ser uma técnica que envolve o tocar, muitas vezes as pessoas se constrangem em procurar um terapeuta reikiano ao imaginar que será tocada em seu corpo. Mas a imposição das mãos no reiki, não requer que as mãos toquem o corpo, basta que elas estejam na altura de 3 a 5 cm do corpo, para que a energia flua.
    O corpo, como toda matéria, ocupa espaço físico e também espaço etérico. Este último, define uma zona de conforto em que a pessoa sente-se bem ou mal em relação à  proximidade com o outro, variando de pessoa para pessoa.

Nas mãos estão contidos  centenas de pontos energéticos por onde flui a energia absorvida pelos chakras  de todo corpo do Reikiano, principalmente pelo chakra da coroa  localizado no centro da cabeça. As posições de aplicação acompanham a localização dos Chakras Principais. O Reiki atua sobre estes centros energéticos  no corpo do receptor restabelecendo seu equilíbrio físico e energético,  atuando também  sobre os órgãos que estejam desequilibrados.


ENERGIA  VITAL

     Em termos gerais, energia é uma força que gera movimento. Ela pode ativar motores como a energia combustível, aquecer como a luz elétrica, explodir como a energia nuclear, iluminar como a energia divina e aconchegar como a energia da mãe. Também pode semear, iluminar, ativar e abraçar a própria vida: esta é a Energia Vital. É ela que mantém as funções do corpo, o bem-estar pessoal, o ambiente agradável, balança os mares e agita os ventos, pois permeia toda a  
    Terra animando a centelha da vida em todo ser, seja uma ameba, um ser humano ou o próprio planeta.
    A Energia Vital anima seu corpo e o mantém, independente de sua consciência. REI é a Sabedoria Universal, inteligência natural harmônica e essencial que sustenta a Energia Vital ( KI ). A energia vital é a força propulsora da vida. Sem ela morremos. O Reiki e um método que permite canalizar e transmitir esta energia através das mãos, equilibrando e harmonizando o receptor nos níveis físico, mental emocional e energético.
    A medicina moderna só atesta a morte de uma pessoa quando o cérebro deixa de cumprir suas funções ou o coração deixa de bater. O que mantém o coração batendo ou o cérebro em funcionamento é a energia, ou seja, a energia da vida. Um órgão pára de funcionar quando deixa de receber energia, o mesmo acontece com o nosso corpo em sua totalidade. Um corpo morto é um corpo sem calor, sem Energia Vital, sem vida, sem KI.
   O corpo armazena a energia necessária à saúde do corpo físico, podendo perdê-la em contato com ambientes não saudáveis ou com pessoas energeticamente desequilibradas. A perda constante de energia e a não reposição através da exposição moderada ao sol e a ambientes naturais, como o mar e o campo podem causar várias doenças.
   O ser humano não é só corpo, somos mente, corpo e espírito. Quando respiramos, absorvemos oxigênio para o corpo físico e energia ( Prana ) para o corpo vital, que nos proporciona boa saúde e bem-estar ao abastecermos o corpo físico na medida  em que necessitamos. O termo REI, que compõe a palavra Reiki, refere-se a esta sabedoria natural, de manutenção da vida que independe da nossa consciência para nos revigorar e nutrir a cada instante.

O CORPO VITAL


    A natureza em sua sabedoria, nos poupou da preocupação de  mantermos  as funções básicas do corpo, essenciais à vida e sua manutenção. Geralmente, não percebemos estas funções, senão, quando estamos doentes. Ao percebermos que algo está errado, ou seja, que não estamos bem é sinal de que um ou vários órgãos do nosso corpo podem não estar cumprindo suas funções harmoniosamente. Essa desarmonia normalmente é percebida através  de alguma dor ou mal estar.
    Todo ser vivente possui um segundo corpo, chamado corpo vital e/ou duplo etérico, o qual envolve e atravessa todo o corpo físico e seus órgãos, ultrapassando em aproximadamente 2,5 cm  de espessura o corpo físico. O corpo vital é responsável pela absorção da energia vital captada do meio ambiente através dos chakras ( centros energéticos vitais ) e milhares de pequenos dutos ( meridianos ) que conduzem a energia através de todo o corpo físico.
    O corpo vital armazena a energia necessária à  do corpo físico, podendo perdê-la ao entrar em contato com ambientes não saudáveis ou com pessoas energeticamente desequilibrados. Nesse sentido, a energia Reiki atua equilibrando de forma integrada, corpo, mente e espírito. Atuando em si mesmo e em conjunto com o meio externo, promove a expansão da consciência, clareando os pensamentos, aguçando os sentidos, liberando sentimentos permitindo que a energia vital e infinita do universo preencha nosso corpo, nossa mente e nosso coração facilitando o caminho para  a cura integral do ser. O Reiki visa a cura integral, pois através dele podemos tratar as desarmonias do corpo físico , mental e emocional.

O REIKI

   Mikao Usui criou o Sistema Usui de Cura Natural – Reiki, preocupado em criar um sistema de harmonização e cura simples por meio da imposição das mãos, que sem exercícios complicados ou longos treinamentos ( Como nas práticas milenares chinesas ) e que pudesse recuperar harmonizar e estimular a cura dos seres vivos. A energia Reiki é apolar ou seja nem positiva nem negativa podendo assim assumir a polaridade que o paciente necessita. Alem disso ela é de alta freqüência sendo assim literalmente destrói os bloqueios energéticos que impedem a livre circulação de energia vital no corpo ( geralmente a causa das doenças) e a energia Reiki não provem do terapeuta sendo que este não fica exaurido mesmo após varias seções  de Reiki. O Reiki é uma energia    Guiada pela sabedoria Divina então é uma energia inteligente que vai direto ao ponto que estiver necessitando durante as aplicações exemplo: se você estiver aplicando no rim e o seu coração estiver mas carente energeticamente ela automaticamente direciona a energia ao seu coração. E o melhor de tudo o reikiano também é beneficiado pela energia quando trata outras pessoas, pois a energia que vai para o receptor deixa com o reikiano uma parte da energia revigorante beneficiando os dois ao mesmo tempo.
   O Reiki é uma oportunidade rara de se perceber além da matéria, existe ainda a possibilidade do uso do Reiki em conjunto com outra terapia holística (que vê o homem como um todo ser físico Emocional, espiritual e energético), Resultando em benefícios para o ser humano.
   O Reiki assim como outro método alternativo, de tratamento, tem sua base no sistema de auto-responsabilidade no qual o assistindo é responsável por sua saúde. 
   O Terapeuta reikiano dará suporte e apoiará o processo de equilíbrio , no qual a pessoa deverá participar ativamente.
   Segundo a terapia Reiki,a energia Cósmica quando Canalizada. pelo homem além dos 7 Chakras já Conhecidos, desenvolve mais 2 para o exercício da terapia.
  São eles: O do occipital, situado na 7ª Vértebra, que permite que toda energia do Corpo possa se movimentar sem problemas, e os  Chakras das mãos, por onde sai a energia canalizada anteriormente. Assim o reikiano canaliza energia que entra no Chakra Coronário e é dirigido para os chakras das mãos para transmiti-la então ao receptor. Antes de ser recebida, ela passa ainda por um processo de adaptação orgânica nas glândulas do receptor, e só depois vai para os órgãos. 
    O Reiki é uma energia vital carregada de amor que passa pelo chakra cardíaco para depois fluir pelas mãos. É a perfeita união entre a energia superior universal com a energia vital que mantém a vida e a saúde de todos os seres vivos.
   Os casos de reações adversas com o reiki são raros, pois o reiki não causa mal. O que pode ocorrer é uma fase de adaptação ao novo estado, onde o organismo estará se reequilibrando, se reorganizando energeticamente em virtude da remoção dos bloqueios mas isso geralmente dura pouco. E há também o caso dos que inibem a cura quando mantém os padrões de vida desequilibrados, mesmo com a nova visão proporcionada pela energia Reiki, então eles nem perceberão os benefícios do tratamento o que não quer dizer que o Reiki não fez o seu papel.
FINALIDADE DO REIKI

    O Reiki visa a cura integral atuando sobre nossos centros energéticos  e vitais. A energia Reiki equilibra e restabelece a circulação da força vital, corrige desvios nos padrões mentais do inconsciente, ativa o poder de restabelecimento do corpo físico através das glândulas endócrinas e dos órgãos, e nos reconectar com o positivo.
    A energia Reiki age sobre todo nosso sistema energético, mental,  emocional e físico, equilibrando tudo o que possa ser curado. Curar-se implica em conhecer-se, aceitando nossas imperfeições e nos perdoando, valorizando nossas qualidades e fazendo uso delas.
   Este é o sentido holístico da cura. É a cura integral. O poder de curar-se é próprio de cada um. A orientação de um bom terapeuta visa estimular a pessoa a conhecer-se e a ensiná-la a fazer uso deste poder em seu próprio beneficio.
   A manifestação física de uma doença é na maioria das vezes o resultado de desequilíbrios  mentais e emocionais, conscientes ou inconscientes que precisam ser trabalhados e compreendidos.
    Através do Reiki podemos ativar nosso poder de cura e receber a ajuda que precisamos para corrigir estes desequilíbrios. A energia Reiki não vem do terapeuta, mas da Fonte Universal.
    O Reikiano é o canal através do qual a energia flui chegando onde é necessária.
    O Reikiano pode orientar e garantir que o Reiki beneficia qualquer um que o pratique ou que o receba, mas não pode prometer que a sessão de Reiki curará uma doença em particular ou que tenha qualquer outro resultado específico, enfatizando que o poder de curar-se é próprio de cada um.

REIKI E MEDICINA


    As afirmações aqui contidas se referem exclusivamente a cura no sentido Holístico, onde o bem estar energético, vibracional e harmônico determinam as condições do equilíbrio e saúde orgânica, mental e emocional. Sendo assim as afirmações não possuem nenhuma relação com a medicina convencional, curas medicas, ou procedimentos médicos convencionais.
    Em casos de doenças graves, fases agudas de algumas doenças, doenças transmissíveis ou de tratamento continuo recomende que a pessoa procure primeiramente um medico para fazer um diagnostico e o tratamento convencional adequado ao caso e depois retorne para o tratamento com o Reiki. E se a pessoa já estiver fazendo algum tratamento clinico, fisioterápico  ou terapêutico, ela jamais deve interromper, lembre-se que o Reiki é uma terapia que pode ser combinada com qualquer outro tratamento, pois  potencializará os benefícios de qualquer tratamento que a pessoa estiver se submetendo e ajudará a diminuir ou em alguns casos até eliminar por completo os efeitos nocivos dos tratamentos com uso de medicação, ou tratamentos que provoque dores ou qualquer reação desagradável no organismo. Em todos os casos o Reiki acelerará o processo de cura e recuperação então ele é um grande aliado da medicina convencional ou em qualquer ou tratamento que tenha como finalidade a cura e busca por uma melhor qualidade de vida .

CLASSIFICAÇÃO DA DOENÇA


Classificamos aqui a doença em 4 grupos:

A ) Mentais geradas a partir de desequilíbrios em nossa forma de agir e de pensar.
    ( chamadas também de psicossomáticas )
B) Física onde a causa pode ter sido criada por nós mesmos devido ao nosso 
     desequilíbrio geral, gerada por acontecimentos trágicos como acidentes e perdas,  enfermidades ou as deficiências físicas congênitas ( deficiências com  sintomas mas delicados e sofridos )
C) Químicas originadas do meio físico em que nos habituamos a viver e de nossos atos de auto-destruição consciente ou não.
     Exemplo: Tabagismo, alcoolismo, drogas, má alimentação e todos os excessos  agressivos  a nossa saúde orgânica .
D) Terminais que o processo de recuperação já foi descartado por diagnostico médico. Neste caso o reiki ajudará pacificando o corpo, a mente e as emoções e preparando para o momento de desligamento do corpo diminuindo assim o  sofrimento.

O Reiki age com pleno êxito em todos estes casos, pois ele eleva o nosso padrão vibratório e a consciência fazendo assim mudarmos o nosso comportamento diante de nossas vontades, pensamentos e ações nos conduzindo naturalmente a cuidar melhor da saúde em seu sentido global, com o sincero comprometimento com si próprio de querer estar bem.
Sendo que na impossibilidade da cura ela minimiza o sofrimento tornando o processo menos doloroso.


REIKI & RELIGIÕES

      A base de todas as religiões é cultural e antropológica e acima de tudo muito pessoal. E o Reiki por utilizar a Energia Vital que é natural e inerente a todo ser vivo, independe de religião ou crença, por tanto não existem conexões de cunho religioso, filosófico ou doutrinário.
    O Reiki é uma pratica que faz parte das Terapias Complementares de Cura reconhecidas “Legitimas” pela Organização Mundial da Saúde desde 1962.
    Uma planta, um animal os elementos – água, terra, fogo e ar, a matéria e o éter – enfim, tudo que nos cerca e nos alimenta possui energia ou seja todo o universo eu, você tudo enfim é uma forma da energia se apresentar e somos nós os responsáveis por usá-la de forma nobre ou não. Podemos aplicar o Reiki em todos, seja para a cura e harmonia de pessoas, animais e plantas  ou para melhorar o meio físico em que vivemos .


“ O REIKI NÃO FAZ SÓ UMA PROMESSA DE CURA,
MAIS SIM UMA PROPOSTA EFETIVA DE SAÚDE FISICA, MENTAL E EMOCIONAL. ”


EFEITOS DO REIKI ( O QUE ELE PODE FAZER PARA VOCÊ E PARA OS OUTROS ):

Ø  Libera os bloqueios energéticos do corpo, revigorando os centros energéticos, favorecendo a  expansão da consciência e a percepção extra sensorial.
Ø  Relaxa o corpo e a mente eliminando o estresse e as tensões, diminuindo ou  eliminando dores localizadas em órgãos, sistema muscular e sistema ósseo.
Ø  Diminui os efeitos colaterais da quimioterapia, radioterapia e de outros tratamentos contínuos ou agressivos ao estado físico e mental – emocional.
Ø  Desintoxica o organismo ( libera as toxinas ) proporcionando  bem-estar geral, melhor desempenho, rejuvenescendo, dando maior disposição para a vida.
Ø  Relaxa o sistema neural, acalmando o nervosismo, ansiedade e tensão mental, melhorando a concentração, a criatividade, a memória e os distúrbios do sono.
Ø  É uma técnica alternativa que visa à melhoria integral do indivíduo e pode ser facilmente combinada com outras técnicas.
Ø  Equilibra de forma integral as energias do corpo.
Ø  Adapta-se as necessidades naturais do receptor.
Ø  Não conflita com crenças religiosas, pois é uma técnica terapêutica reconhecida pela Organização Mundial de Saúde – OMS como Terapia Complementar de Cura .
Ø  Não conflita com os procedimentos médicos, pois é  uma técnica que os potencializa os seus efeitos benéficos. e pode ser utilizada por qualquer faixa etária sem nenhuma restrição.
Ø  Na mulher proporciona um maior controle dos sintomas pré e pós-menstruais
(TPM).
Ø  É uma terapia muito eficaz em casos de doenças imunodegenerativas, pois auxilia a pessoa num processo de reprogramação mental e relaxamento, promovendo assim o despertar da cura interior e o melhor aproveitamento do tratamento que ela estiver se submetendo, trazendo esperança, conforto e perseverança na sua recuperação.
Ø  Em casos de doenças crônicas ou terminais o Reiki auxilia com convívio mais tranqüilo e menos sofrido da pessoa com sintomas em geral.
Ø  Pode ser utilizado em aplicações a distância.
Ø  Cura de situações mal resolvidas no passado que refletirão numa posição mais positiva no presente.
Ø  Promove a Aceleração de todos os processos biológicos para o equilíbrio e cura.
Ø  Assistência no equilíbrio das emoções e no desbloqueio das emoções reprimidas.

 Esta terapia é uma forma sutil, natural e simples de você proporcionar ao seu corpo uma experiência muito agradável, que despertará a sua consciência na busca por uma saúde integral e efetiva. E principalmente aliviará o estresse e as tensões mentais e físicas , que tanto atrapalham o nosso desempenho em vários aspectos da nossa vida.


VEJA ESTE VÍDEO MUITO DIDÁTICO E ILUSTRATIVO:


Irei postar mais informações e vídeos sobre o Reiki, que a Força Esteja Com Vocês! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário