Bem Vindo - Namastê - Welcome - Bienvenido - Benvenuto - Accueil - Wilkommen - Bonvenon - 欢迎 - 歓迎 - Kaabo!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A SAÚDE DO HOMEM EM TODAS AS FASES DA SUA VIDA



A cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. A cada cinco pessoas que morrem entre 20 e 30 anos, quatro são homens. Homens vivem em média 7 anos menos que as mulheres.Sabe por quê???????????? Porque geralmente o homem não cuida da própria saúde, não cumpre os cuidados preventivos e não procura ajuda em tempo hábil para tratar um problema de saúde.
Essas advertências e dos estatísticos fazem parte da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, lançada em 2009, pelo Governo Federal, com o objetivo de facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde.
Estes dados me preocuparam muito, pois vejo a veracidade deles dentro da minha família e entre a maioria dos homens que conheço, percebo o quanto eles são resistentes aos cuidados com a saúde e como resistem nos cuidados preventivos colocando todas as desculpas possíveis e imagináveis para adiar uma simples ida ao médico, a tomar cuida com alguns excessos, a ir a uma participação em campanhas ou mutirão de prevenção a doenças e principalmente nas horas criticas em que sentem algo e sugerimos procurar um médico e escutamos a absurda frase: Estou melhor depois eu vejo isso!”
Então pensando nisso este post aconteceu, coletando dados, algumas dicas e sugestões básicas, pois se o texto for muito grande a maioria nem lê!!! Então é uma síntese de pontos que achei fundamentais é um pontapé inicial para se aprofundar mais no assunto que é critico e exige dedicação de ambas as partes (masculina e feminina)  não é.
É necessário estimular os homens a cuidarem da sua saúde em todas as fases da vida! É fundamental que entendam que a falta de cuidados básicos com a saúde pode gerar prejuízos muito grandes para ele próprio e também para a sua família e as pessoas que estão ao seu lado.
Várias doenças masculinas merecem nossa atenção e prevenção em todas as fases da vida, dentre elas destacamos algumas das mais significativas;
• Fimose (que dificulta a higiene local podendo  causar desconfortos e até inflamações e dificuldades ao urinar)
• Doenças relacionadas ao bom desempenho sexual;
• Varicocele (varizes das veias testiculares que causam a sensação de peso e as vezes dor nos testículos podendo levar a infertilidade)
• Câncer de pênis e testículos (no adulto);
• Doenças relacionadas ao consumo excessivo de ALCOOL e FUMO ( que acontecem com maior incidência nos adultos, mas hoje está bastante ativa entre os mais jovens);
• Doenças da próstata e tumores em geral do trato urinário (no idoso);
• Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM), causado pela queda excessiva dos níveis de testosterona no organismo do homem. O distúrbio atinge cerca de 9% dos homens com mais de 40 anos e 33% dos homens com mais de 60 anos, e pode estar relacionado com: diminuição da libido (do desejo sexual), disfunção erétil (dificuldade de ereção), cansaço, perda de memória, perda de massa muscular e óssea, desânimo, insônia, irritabilidade, fogacho ou calorão (ondas de calor), obesidade, entre outros sintomas.
Diante de dados tão preocupantes, preparamos uma lista básica de cuidados que o homem deve ter para levar uma vida saudável e sem riscos de grandes sustos no futuro:
• Fazer um check-up é essencial pelo menos uma vez ao ano após os 40 anos com a avaliação de um Cardiologista e um Urologista.
• Realizar exames anuais é essencial, pois eles ajudam a identificar mais rapidamente doenças facilmente tratáveis no seu estagio inicial: (Alguns exames solicitados)
1) Testosterona, SHBG e Albumina (necessários para o cálculo da taxa de testosterona no sangue);
2) FSH e LH (relacionados à saúde dos testículos);
3) PSA (detecção de câncer de próstata);
4) Hemograma;
5) Avaliação prostática (toque retal);
6) Medição da pressão arterial ( diagnostico da hipertensão);
7) Glicemia (diagnóstico do diabetes);
8) Dosagem de colesterol e triglicerídeos (detecta dislipidemia);
• Quebre o tabu do exame de "Próstata! ” A SBU ( Sociedade Brasileira de Urologia); recomenda que o homem inicie sua avaliação anual da próstata aos 40 anos caso tenha relato de doença prostática na família ou aos 45 anos se não existir o histórico familiar;
• A prática de atividades físicas é muito importante e deve fazer parte da rotina de todo o homem, para que mantenha o bom condicionamento físico, que reduz com o passar dos anos;
• Exercite seu cérebro faça leituras leves, vá a palestras, assista filmes e peças de teatro enfim o nosso cérebro também precisa de atividades para se manter em forma;
. Busque a Saúde da Mente, das Emoções e do Espirito com atividades  prazerosas, musicas relaxantes, contato com a natureza e exercitando a sua fé pessoal.
• Controle o seu peso corporal;
• Evite ou Reduza o consumo de: Álcool, Cigarro, Gorduras e Açúcar;
• Busque uma alimentação rica em verduras, frutas, legumes e beba água regularmente;
• Use protetor solar que além de manter a sua pele saudável irá prevenir as manchas o envelhecimento precoce e o câncer de pele;
• Cuidados com a saúde bucal;
• Cuidados com a saúde dos olhos, verificando regularmente a pressão intra-ocular;
• Observe o seu corpo e seu funcionamento para detecção precoce de doenças e notando alguma alteração procure ajuda;
• Busque momentos de lazer e valorize os momentos de repouso;
• Valorize os momentos com a sua família e amigos, pois estar com pessoas que amamos e que nos amam é extremamente terapêutico.
" Lembre-se que a prevenção ainda é o maior aliado da saúde"
“Homem que se cuida 
não perde o melhor da vida!”
" É isso ai meus queridos vamos estimular os cuidados com a saúde pelo menos dos homems que fazem parte da nossa vida! Isso já é um começo!"  Que a Força esteja com vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário